“Mais do que mulher, uma empreendedora com responsabilidade social”

Uma infância e adolescências vividas na Cova da Beira com a Serra da Estrela por horizonte, incutiram-lhe um enraizado amor à terra, ao ambiente rústico, à gastronomia farta e a tudo o que “cheire” a interioridade. Por isso, em tempo de verdadeira crise nacional, ao criar a sua empresa, pensou na sua região e numa forma de ajudar os produtores locais a CUSTO ZERO!

 

Sandra Tavares é o que se pode chamar de empreendedora de corpo e alma.

Muito recentemente e embora a conjuntura económica não seja das melhores, decidiu abraçar o desafio de criar a sua própria empresa: a “simply b”- experiências, eventos e comunicação.

 

Mas esta não é uma empresa qualquer. A simply b cria e organiza experiências e eventos para empresas e instituições em todo o país, mas seja qual for o acontecimento que realize ou onde quer que este aconteça, recorre sempre  às empresas, aos produtos e aos valores da Cova da Beira (mapa). Sandra Tavares entende que só assim pode homenagear a região que a viu crescer e contribuir para o seu desenvolvimento socioeconómico.

 

Um longo percurso académico e profissional longe da Beira Baixa, permitiram-lhe acrescentar à sua visão empírica da realidade local, uma forma de pensar analítica, racional e crítica. A falta de interesse do poder central em investir no Interior, em criar novas e melhores infra-estruturas viárias, em apoiar o investimento empresarial ou até em apostar na criação de novos centros de formação académica - que pudessem “salvar” a Cova da Beira do esquecimento -, era uma postura política que muito a entristecia.

 

Embora nos últimos anos e a estes níveis o cenário tenha registado algumas melhorias, ainda assim não se conseguiu perspectivar se estas vieram a tempo de resgatar uma região que está a envelhecer e a definhar a olhos vistos. É preciso contrariar este fatídico destino, porque embora os municípios locais se desdobrem em iniciativas, a desmoralização das populações está patente nos seus olhos e mais profundamente nas suas acções. Poucos sabem como combater a crise e muitos já não têm força para encarar as dificuldades.

 

A promotora da Simply b acredita que é realmente possível contrariar este destino e ter uma postura pró-activa no combate à crise nacional. Mais, está absolutamente certa de que ninguém melhor do que as empresas, as instituições públicas e as associações locais para saber qual a melhor forma de potenciar a sua região. Por essa razão, entendeu estar na altura de dar o primeiro passo.

 

Aproveitando o facto de o seu projecto empresarial ter recebido um Prémio de Empreendedorismo Feminino, atribuído pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, ganhou coragem e desafiou a maior organização associativa nacional para realizar em parceria várias sessões de apresentação do “Compro o que é Nosso” na Beira Baixa, aproveitando uma janela de oportunidade oferecida Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP), que financiará a adesão a este programa por parte dos empresários do sector agro-alimentar da região.

 

Refira-se a propósito que este Programa - facilmente identificável nos rótulos de muitos dos produtos à venda nos estabelecimentos comerciais por intermédio de uma etiqueta certificativa de origem e de qualidade com a forma de um P (de Portugal) - permitirá às empresas aderentes apoiar-se num sistema integrado de comunicação e de promoção que, muito dificilmente, conseguiriam alcançar de mote próprio. Conhecidas são as campanhas televisivas protagonizadas pelo apresentador Manuel Luis Goucha e pelo actor Nicolau Breyner empunhando uma apetitosa maçã verde 100% nacional!

Com a apresentação de três sessões já no mês de Março – uma em Belmonte (no dia 12), outra no Fundão (no dia 15) e a terceira em Castelo Branco (em data a definir) - Sandra Tavares, entende estar a cumprir a sua missão de responsabilidade social para com os parceiros locais, para com a região e para com as gentes da sua terra, facto que muito a orgulha e a realiza pessoal e profissionalmente.

Saiba mais sobre Sandra Tavares, sobre o trabalho realizado pela Simply b na promoção nacional e sobre esta iniciativa “Compro o que é nosso” na Beira Baixa.

 

simply b autentic unipessoal lda.

Contactos: 22 902 55 45 / 91 065 39 51

E-mail: simplyb.events@gmail.com / sandratavares.simplyb@gmail.com